Dieta para emagrecer Ou Reeducação alimentar, qual a melhor escolha?
Quando se fala em corpo, boa forma e alimentação, existe um número enorme de pessoas que necessita perder peso. Isso é fato.
Muitas pessoas dizem que engordaram por causa dos hormônios ou disfunção na tireoide, não que isso não possa ocorrer, mas na maioria das vezes, os grandes culpados, ainda são a alimentação inadequada, excessiva e o sedentarismo.
Veja bem; quando você come, leva nutrientes e energia ao corpo, no entanto, seu corpo só precisa de x dessas quantias, para se manter saudável e funcionando.
Quando você come a mais, você estoca gordura, armazena-a, sendo assim, o corpo não utilizará esse excedente e então passa a condensar essas moléculas, dentro do próprio organismo e é aí que surge o excesso de peso.
Portanto, se seu caso de sobrepeso, nada tem a ver com disfunção hormonal, é bem provável que o culpado seja sua má alimentação.
Então, eis que surge a solução: Dieta para emagrecer Ou Reeducação alimentar, qual a melhor escolha? Qual dessas é indicada?
Vamos lá, as repostas!
O que é dieta?
A nutricionista Bárbara Sanches diz que dieta, é na verdade, um regime com prescrição – possui restrição parcial ou total de alguns alimentos e além disso, também tem alguma finalidade terapêutica.
Esses objetivos terapêuticos podem se estender a:
- Redução do colesterol.
- Perda de peso emergencial.
- Aumento de massa muscular.
- Redução do triglicerídeos.
O que é reeducação alimentar?
Já a reeducação alimentar consiste no aprendizado, conscientização e consequente mudanças nos hábitos alimentares. Isso acontece sempre de forma gradativa, então, por aí você já pode perceber que se diferencia da dieta, já que ela promove uma perda de peso mais acelerada, do que a reeducação alimentar pode proporcionar em curto prazo.
Na reeducação alimentar você aprende o que está comendo e fazendo de errado, entende os motivos pelos quais está tendo tanto aumento de peso.
Perda de peso
Se você precisa emagrecer com urgência, a dieta pode ser muito vantajosa. Já que eliminará peso com maior eficiência e agilidade. No entanto, não é qualquer tipo de dieta que deve ser seguida.
Dietas da moda, podem ser muito ruins, ao contrário do que se pensa. O regime, deve acima de tudo, manter a qualidade de vida do indivíduo e não gerar problemas a saúde.
A questão toda se volta para uma realidade: Na maioria dos casos, o indivíduo que começa a dieta, logo que perde o peso desejado, retorna com os mesmos hábitos, então, em pouco tempo tende a engordar novamente, sendo assim, não aprendeu sobre qualidade, quantidades e atitudes – quanto a uma alimentação saudável.
Portanto, muitas vezes a dieta não funciona, simplesmente porque a pessoa não se reeducou nutricionalmente.
As mudanças saudáveis na alimentação devem se tornar um hábito, mesmo quando a perda de peso já ocorreu.
Outro problema é que muitos associam fome a dieta, e isso não é correto. A redução radical de calorias não é indicada e nem funciona com eficácia, já que a pessoa pode retornar ao peso anterior ou pior, aumentar ainda mais o peso corporal.
A ausência de nutrientes pode desencadear doenças graves, além de em nada beneficiar o processo de emagrecimento saudável.
Por isso, qualquer dieta deve ser acompanhada de um nutricionista. Para que ele possa indicar as quantias necessárias para a boa manutenção do corpo.
Caso o paciente tenha uma determinada deficiência de vitamina (por exemplo), o especialista poderá acompanhá-lo e indicar a alimentação e tratamento corretos.
Portanto, em ambos os casos, seja para aprender a se reeducar com a alimentação ou para fazer dieta, consulte um endocrinologista e um nutricionista!
Forte abraço e sucesso.
Curta e compartilhe com os amigos.