Educação Alimentar

Porque a Dieta da Proteína Funciona?

A dieta da proteína, não é uma metodologia nova de emagrecimento, ela existe desde a década de 60, quando o cardiologista Robert Atkins a criou.

A dieta da proteína é utilizada por milhões de pessoas, incluindo estrelas do cinema. Mas será que essa dieta funciona mesmo? Ela é eficiente para você?

A dieta da proteína emagrece de verdade?

Esse é um sonoro SIM!

Emagrece mesmo! E melhor, de forma bem mais rápida que as outras dietas encontradas por aí!

O princípio dessa dieta da proteína, consiste numa redução bem rigorosa em relação a ingestão de carboidratos.

Para você entender melhor: Os carboidratos são ricos em açúcar, consequentemente, são a principal fonte de energia para o corpo.

Quando o indivíduo passa a eliminar essas fontes de carboidrato, o organismo exige mais do corpo, portanto, vai haver maior queima de calorias, já que o corpo será obrigado a usar as gorduras já armazenadas.

É seguindo esse sistema que o corpo poderá obter perda de peso.  Esse processo é chamado de cetose, onde o corpo sofre indução para usar as reservas de gordura, através da geração de corpos cetônicos. De maneira simples, as “gorduras” viram combustível para o corpo e a proteína animal ajuda a não sentir fome, já que não existe limites para comer proteínas, no entanto, há restrições quanto a outros alimentos.

Esses alimentos são aqueles que contém esses famosos carboidratos.

Que alimentos possuem carboidratos?
  • Pão francês.
  • Bolacha maisena.
  • Torrada integral.
  • Bolacha de água e sal.
  • Corn Flakes.
  • Arroz.
  • Macarrão.
  • Batata cozida.
  • Feijão.
  • Ervilha.
  • Grão-de-bico.
  • Soja.
  • Lentilha.
  • Entre outros.
O que acontece na dieta da proteína

Veja o que acontece:

Os carboidratos simples, são aqueles mais doces e incluem também açúcar refinado, muito encontrado em geleias, mel, pipoca, refrigerantes e etc.

Este tipo de carboidrato é processado com velocidade pelo organismo, sendo assim, estimula a fome com maior intensidade.

São considerados alimentos com médio ou alto valor glicêmico e devem ser evitados principalmente por aqueles que desejam emagrecer ou que possuem diabetes.

Já os alimentos com carboidratos complexos, são alimentos menos doces, mas condicionam o organismo numa absorção mais lenta. O grão-de-bico e a lentilha são um desses.

Portanto, quando se inicia a dieta da proteína, todos os carboidratos começam a ser substituídos por gorduras saudáveis e proteínas.

As proteínas são muito indicadas – por um motivo principal – elas deixam a pessoas mais saciada, consequentemente, ela sente menos fome e, portanto, consegue emagrecer com maior facilidade.

Riscos da dieta da proteína

A dieta da proteína deve ser feita com os devidos cuidados, é possível sentir algumas reações, como dores de cabeça, tremores, tonturas e até desmaios.

Em cerca de 14 dias, fazendo a dieta da proteína, é possível perder 7 quilos, isso é extraordinário para quem precisa emagrecer e perder peso com velocidade, principalmente se for para uma ocasião especial, como um evento ou o próprio casamento.

É importante frisar que esse tipo de dieta não deve ser feita para um tempo muito prolongado, ou se a pessoa já tiver problemas de saúde!

Importante

Caso sinta alguma reação negativa, pare imediatamente a dieta.

E para permanecer no peso ideal – após emagrecer com a dieta da proteína, aprenda a ter uma alimentação equilibrada, abundante em água e com alimentos naturais, de quebra, vá para a academia – que tal fazer zumba?

Curtiu? Então comenta e compartilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.