Educação Alimentar

Pirâmide alimentar-dicas de como construir a sua

Entenda o que é:

Algum dia você já ouviu falar a respeito da pirâmide alimentar?

 

Ela é um esquema que se baseia na distribuição correta e equilibrada da cadeia de alimentos, que servem para melhor nutrir o corpo.

É montada para proporcionar a quantidade ideal de cada alimento. Nela estão contidos 8 grupos de alimentos diferenciados e benéficos para a manutenção e saúde do corpo.

A pirâmide alimentar tem como base, proporcionar uma alimentação mais adequada e equilibrada. Ela procura minimizar os efeitos negativos provenientes de uma má alimentação, ou de possíveis problemas de saúde. Com a  utilização de nutrientes a favor do organismo, a ideia é reduzir, ou até mesmo, excluir os riscos de doenças, que podem ter causa genética ou de uma má alimentação.

 

Como introduzir a pirâmide alimentar no cotidiano?

Sua introdução no cotidiano é muito simples e eficiente, trazendo inúmeros benefícios, como perda de peso e manutenção do peso e saúde.

Utilizando essa ideia ou melhor, essa técnica, você estará fornecendo de modo equilibrado, todos os nutrientes importantes que seu corpo, células e músculos necessitam. Influenciando assim, de modo positivo, para sua qualidade de vida, disposição e energia.

A ingestão com base na pirâmide alimentar, fornece menos ingestão das gorduras saturadas, promovendo um nível melhor do colesterol bom (HDL). Ele é o responsável por combater e eliminar o colesterol ruim, que permeia os vasos sanguíneos. Importante saber que: os níveis acima de 60 mg/dL do colesterol bom, influencia, positivamente no combate as doenças coronárias (do coração).

Como montar a sua?

Piramide alimentar2 300x233 - Pirâmide alimentar-dicas de como construir a sua

 

Diante destes 8 grupos diferenciados da pirâmide alimentar, são encontrados os seguintes alimentos:

1° Grupo – São à base fundamental da pirâmide. Aqui encontram-se os alimentos mais essenciais para dar vitalidade ao corpo. Estes alimentos são pães, raízes, tubérculos e cereais, podem ser: milho, farinhas, batatas e grãos.

Consumir 6 porções pequenas por dia – desses alimentos.

2° Grupo – Neste segundo grupo estão localizados legumes e verduras. O consumo destes deve basear-se em 3 porções durante o dia.  E as calorias de cada porção não deve exceder o total de 35 calorias.

3° Grupo – As frutas estão na terceira linha da pirâmide. Cada porção dessas, não deve ultrapassar 70 calorias. 3 porções ingeridas diariamente é ideal para manter a saúde do organismo. Portanto, você pode variar no consumo das frutas a serem selecionadas.

5° Grupo – Nessa linha são encontrados os ovos e as carnes. Orienta-se que seja consumido apenas 1 porção diária, pois cada um desses, contêm cerca de 190 calorias.

6° Grupo – No sexto degrau, serão encontradas as leguminosas. Os feijões, ervilhas, grão-de-bico e soja. Deste grupo é indicado que seja consumido no máximo 1 porção, pois contêm em média 50 kcal nessa quantia, sendo suficiente para o corpo.

7° Grupo – Neste grupo da pirâmide, estão as gorduras e os óleos. Seja de canola ou girassol, além da manteiga. Cada porção dessas equivale a 73 calorias e é onde é necessário ter mais cuidado. Seu consumo deve ser de uma porção bem pequena, quanto menos, melhor, afinal, o ser humano tem o hábito de exagerar.

8° Grupo – Finalmente chegamos ao topo da pirâmide alimentar, pois é onde estão os doces e guloseimas de toda espécie. Seu consumo não deve ultrapassar 110 calorias, e é ainda recomendado o consumo de uma porção apenas.

Sabendo seguir essas dicas, fica fácil emagrecer, mesmo comendo de tudo um pouco!

O segredo é não exagerar!

Curta e compartilhe!

 

Piramide alimentar3 300x205 - Pirâmide alimentar-dicas de como construir a sua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.