Como Funciona o IMC?
O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida internacional criada no século XIX por Lambert Quételet usada para calcular o peso ideal de uma pessoa.
O método, adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), avalia o nível de gordura de cada pessoa pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura.
Como Funciona o IMC?
O IMC acabou se tornando uma espécie de termômetro da saúde de uma pessoa. É claro que a intensão sempre foi dar ao paciente uma noção de como andava sua saúde mediante a tabela abaixo.
IMC | Classificação do IMC |
< 16 | Magreza Grave |
16 a < 17 | Magreza Moderada |
17 a < 18,5 | Magreza Leve |
18,5 a < 25 | Saudável |
25 a < 30 | Sobrepeso |
30 a < 35 | Obesidade Grau I |
35 a < 40 | Obesidade Grau II (severa) |
>40 | Obesidade Grau III (mórbida) |
Esse calculo se dá pela fórmula: IMC= Massa
………………………………………………………… (altura.altura)
Por exemplo: 90/(1.75 x 1.75) = 29,38 Kg
Conforme ilustrado na tabela, essa pessoa estaria com sobrepeso.
Índice Considerado ideal
Para adultos, o recomendado é estar entre 20 e 22. Esse é o índice tido, inclusive, como o mais atraente de todos. Claro que não podemos deixar de lado a subjetividade, afinal, gosto é gosto não é? ☺☺☺
Exceções a Regra
Porém, cabem aqui algumas ressalvas, quanto a pessoas que praticam hipertrofia, pois devido à composição diferenciada que possuem, essa medição não é recomendada.
Temos também o caso de crianças e adolescentes, que possuem um IMC etário específico para elas, pois estão com níveis metabólicos diferentes dos adultos, visto que estão ainda em formação. Sendo assim, o recomendado é a procura de um especialista para dizer se a saúde da criança ou do adolescente está em dia.
O IMC também é etário, ou seja, diferente, para idosos, pois estão naturalmente sofrendo as acidificações do tempo.
Outro detalhe é que o IMC muda entre homens e mulheres. Homens tendem a ser, biologicamente, mais pesados e fortes do que as mulheres, por isso a separação.
O Que fazer se o meu IMC estiver fora do Desejado.
Isso ninguém quer não é mesmo? Mas sabemos que a nossa cultura nos entope de carboidratos, gorduras ruins, principalmente dos fast foods. Comidas muitas vezes com altas quantidades de açúcar e ricas em substancias toxicas ao nosso organismo.
A busca por informação e orientação é a primeira coisa a se fazer. Sem isso, jamais comece uma dieta ou qualquer outra dica e simpatia que te indicarem.
Pessoalmente eu busquei me informar muito sobre tudo isso. Meu IMC também não estava legal, minha vida estava sedentária e consequentemente a autoestima bem baixa. Quantas vezes não quis nem saber de sair com os amigos ou a família, pois minhas roupas preferidas não serviam mais… Isso era duro.
O que mudou desde então?
A atitude de querer mudar e ter uma vida mais saudável foi obviamente fundamental no processo, mas confesso que não foi a primeira coisa que procurei. Procurei por remédios, dietas malucas e de certa forma, até mesmo simpatias, por isso a minha dica de fugir disso, passei na pele por esse processo.
As coisas só começaram a mudar de verdade quando encontrei o Dr. Rodolfo Aurélio na internet. Como a maioria das pessoas, fiquei com um pé atrás, afinal ele dizia coisas que iam absolutamente na contra mão do que convencionalmente encontramos pela mídia normal e nas publicações de revistas ditas como especializadas.
Mas naquela altura, eu já não me importava muito, pois já havia tentado tantas coisas, que mal poderia haver em tentar mais uma? Foi aí que tudo se iluminou.
A virada
Descobri que meu maior inimigo era na verdade a informação errada, disseminada a décadas por livros, revistas, televisão e internet. Hoje sei que isso está mudando aos poucos. Porém, são poucas as pessoas que realmente se dedicam a estudar o assunto. Por isso estou aqui compartilhando com você essa descoberta.
Chega de dietas malucas, torturas intermináveis, semanas que parecem anos… Tudo isso ficou para trás. Paguei um preço realmente mínimo por isso tudo. E hoje sou muito mais feliz e realizada.
Posso dizer com convicção que a mudança veio e se instalou. Sinto que cada dia é um presente. Saio com a família e com os amigos sem a menor preocupação do que iremos comer, se minhas roupas entrarão em mim (hoje isso é um passado distante), o que vão achar da minha aparência. Até arrumei um Crush (risos). ♥♥
Enfim, quero compartilhar com você essa vida nova, essa liberdade. Descubra como é bom se amar e viver uma vida em plenitude.
É só clicar na imagem abaixo e começar uma nova vida!! Um grande abraço. Beijos!! A gente se vê no nosso grupo Vip!!